Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"Reflexão" - Paulo Coelho

"De Dom Rafael Llana Cinfuentes (adaptado livremente do livro “Insegurança, Medo e Coragem”, Ed. Quadrante):
“Sabemos que nem toda ação audaciosa corresponde a uma conduta corajosa. Há ações que são fruto de atitudes reprováveis. Como podemos distinguir o que é imprudência do que é a coragem?”.
“Aristóteles nos dá uma definição muito apropriada dessa distinção:” O bravo é corajoso. O temerário deseja apenas parecer corajoso ““.
“E Torelló escreve:” O homem intrépido e forte expõe-se consciente e livremente ao perigo, e até ao perigo da morte, mas sempre a serviço de valores superiores; terá que ser razoável se quiser ser forte. A estupidez nunca é uma virtude.

“Todos sentimos medo da dor, do fracasso, da crítica maldosa, da doença, da morte, mas todos nós soubemos defender, alguma vez, nossos pais ou nossos direitos. Não há, pois, ninguém que possua a coragem em estado puro. Não se encontra a coragem na palma da mão: está escondida nos mais profundos recantos do coração, como uma mina oculta que deve ser descoberta e explorada”.
Um homem valente é aquele em quem a coragem acaba por prevalecer sobre o medo."

Link

Reino Unido foi pior :Portugal teve o quinto maior défice e dívida pública da UE em 2009

"Portugal registou em 2009 o quinto maior défice orçamental e o quinto maior rácio de dívida pública dentre os 26 Estados membros da União Europeia, sem a Grécia, referidos na nota hoje distribuída pelo Eurostat."

Público,   Link

"Reino Unido: Paris está em ebulição, porque não Londres?" - Robert Mackey

"Enquanto milhões de franceses saem às ruas para protestar contra a proposta do Governo de Sarkozy de aumentar a idade da reforma, a Inglaterra, palco de confrontos anti-Thatcher na década de 1990, mantém-se quieta numa altura em que os herdeiros da Dama de Ferro na Administração Cameron põem em marcha os mais duros cortes de que há memória."

Presseurop,   Link

"Portugal's public finances:The apology of Sócrates"

"SPANISH matadors kill bulls in the ring; the Portuguese put them down after the fight. When the Greek debt crisis threatened to engulf Iberia in May, Spain went in for the kill, slashing spending and freezing pensions. The more measured approach of José Sócrates, Portugal’s prime minister, involved limiting wage cuts to politicians and senior civil servants, increasing value-added tax and postponing big infrastructure projects. Spain’s quick moves helped it escape the storm. But Portugal’s borrowing costs soared to a euro-era record in September. Now Mr Sócrates has been forced to accept his mistake with a new austerity package at least as tough as Spain’s."

Economist,   Link

'Quem fez esta vigarice devia ir preso'

"Manuela Ferreira Leite foi esta semana muito dura na apreciação do Orçamento do Estado para 2011, considerando que «quem fez esta vigarice devia ir preso»."

Sol,   Link

PSD recebe 15 mil propostas para cortar custos no Estado

"Mais de 66 mil pessoas apresentaram 15 mil propostas para cortar custos no Estado no site  www.cortardespesas.com lançado pelo PSD"

 Expresso,  Link 

SRTT renova portal e expande presença

"Turismo apresentou estudo sobre compras de viagens na Internet"

 Diário Notícias,   Link

É possível gerir informação negativa como o '20 de Fevereiro'

"Comparação com o que não se viu dos temporais em Canárias na mesma altura"

 Diário Notícias,   Link

Cadeias internacionais prestigiam

Diário Notícias,   Link

Aposta em novos mercados ou reforçar os já existentes

Diário Notícias,  Link

Entrada da EasyJet potencia novo nicho da oferta

"Novo paradigma de transporte aéreo facilita Estadas de pouca duração"

 Diário Notícias,  Link

Menos é mais: Desta vai ter de ser diferente - ANTÓNIO PEREZ METELOHojeMenos é mais Desta vai ter de ser diferente -ANTÓNIO PEREZ METELO

"A Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República deu um tiro certeiro ao promover o colóquio sobre a dívida pública do País. Durante as oito horas de apresentações e discussões muito foi dito e nem sempre se chegou a uma mesma visão do caminho que temos pela frente. Mas houve pontos bem importantes que, por mais que sejam difíceis de aceitar, se impõem pela consistência dos dados que lhes subjazem:"

Diário Notícias,  Link

Cooperação crucial entre hoteleiros

Debate do 'Turismo 2.0' incidiu no modo de ganhar novos ou segurar mercados

 

Diário Notícias,  Link

Greves custam cem milhões por dia à indústria francesa

"Os sindicatos endureceram a sua posição e convocaram mais dois dias de manifestações em todo o país."

Diário Económico,   Link

Gestão e auditoria das entradas nos 'sites'

Diário Notícias,  Link

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"Se pudesse recomeçar " - por Paulo Coelho

"O poema abaixo fez grande sucesso há dez anos. No início, atribuiu-se sua autoria a Jorge Luis Borges; logo depois, apareceram vários críticos afirmando que não se tratava de um texto do escritor argentino. Até hoje, não se sabe direito quem escreveu (a versão que eu tenho, fala de um tal “Irmão Jeremiah”):
“Se eu pudesse recomeçar minha vida, tentaria cometer muito mais erros”.
“Ia relaxar. Dizer bobagens. Tentar mostrar-me mais louco. Levar as coisas menos a sério”.
“Escalaria montanhas, nadaria rios que não conheço, dedicaria mais tempo a olhar o pôr-do-sol. Procuraria andar e olhar mais as coisas que me cercam, ia me entupir de sorvetes e fazer menos dieta. Só daria importância aos meus problemas reais, e me esqueceria dos imaginários”.
“Eu sempre fui aquele tipo de gente que prestava atenção nos sinais, e cuidava da saúde hora após hora, dia após dia. Saía de casa com um guarda-chuva, não viajava sem termômetro, aspirina, casaco, bloco de notas”.
“Se eu pudesse recomeçar minha vida, faria coisas que meus netos comentariam – rindo – com seus colegas de escola”.
“Então, eu lhes daria assunto e alegria, ao invés de procurar inspirar respeito”.
“Se eu pudesse recomeçar minha vida, tentaria cometer muito mais erros”."

"Uma grande viagem começa por um só passo: Onde é a nossa casa? " -. José Tolentino Mendonça

"Acho que foi Albert Camus que disse que a questão mais premente do nosso tempo é cada homem descobrir onde é a sua casa. Aparentemente é uma ideia estranha, pois a maior parte de nós não tem que se perguntar para onde deve voltar ao crepúsculo."

Diário Notícias, Revista Mais,   Link

RSA Animate - Changing Education Paradigms

A Grande Música ... - Osho

"A grande música é uma síntese entre o som e o silêncio. E quanto maior for a síntese, mais profunda será a música.
O som cria silêncio e o silêncio cria receptividade ao som, e assim sucessivamente.
O som cria mais amor pela música, mais capacidade para se tornar silêncio."

Osho, 2006, "Amor, Liberdade e Solidão", Casca...is: Pergaminho

O meu «Imaginem» - Pe. José Luís Rodrigues

O Jornalista Mário Crespo escreveu um texto no JN com uma série de sugestões a partir da palavra «Imaginem», suponho, inspirado na canção do John Lennon. Acho o texto interessante. A partir daí resolvi também imaginar algumas coisas mais, que poderiam, se levadas à prática, melhorar a vida de todos nós.
Imaginem se as nossas famílias estabelecessem prioridades nas suas despesas.
Imaginem se cada família tivesse apenas um/dois telemóveis em casa, sem que houvesse necessidade de todos os membros da família terem cada um o seu, mas que houvesse um ou dois comuns a todos os membros da família.
Imaginem o mesmo para os automóveis.
Imaginem se as nossas crianças não precisassem de telemóvel para levarem para a escola e para a catequese.
Imaginem se cada um dominasse muito bem as necessidades desnecessárias que a publicidade impõe.
Imaginem que deixávamos de encontrar sacos cheios de pão bolorento enfiados nos caixotes do lixo.
Imaginem que não encontrávamos mais pacotes de alimentos fora de prazo tal como vieram do supermercado, porque não deu tempo de os gastar no meio da enorme quantidade de comida que trouxeram desnecessariamente na última ida às compras.
Imaginem que as famílias antes das compras faziam uma lista prévia do que era necessário, estabelecendo prioridades e pondo de lado o que não fosse necessário.
Imaginem que as famílias só compravam as roupas e sapatos só quando necessitassem mesmo, mas que não comprassem porque a lógica da moda assim o exigiu.
Imaginem que as famílias só tivessem apenas um cartão de crédito ou então que não compravam nada sem terem dinheiro efectivo.
Imaginem que as nossas famílias abdicavam de comer menos fora nos restaurantes, takeways porque não há pachorra de cozinhar em casa.
Imaginem se pensassem que o dinheiro gasto numa semana dessa forma, podia dar para alimentar a família durante um mês.
Imaginem que as nossas famílias sabiam que em determinadas alturas do ano têm que comprar livros escolares e catecismos para os seus filhos.
Imaginem que ninguém se deixava dominar pela publicidade que apresenta tudo muito fácil, escondendo a verdade das coisas.
Imaginem que todas as instituições, governo, autarquias, Igrejas, associações e outros grupos humanos deixavam de gastar balúrdios em festanças e todo o género de comezainas desnecessárias.
Imaginem que os partidos políticos recusavam os balúrdios que recebem dos contribuintes para gastar em campanhas eleitorais e distribuir aos amigos e afilhados do partido.
Imaginem se quem é eleito pelo povo ao invés de servir-se e servir os seus familiares e amigalhaços, começasse a servir o povo que o elegeu.
Imaginem que todos os cidadãos ao invés de gastarem tanto tempo a olhar o que têm e como vivem os outros, começassem a construir a sua vida e a dar alguma coisa de si em prol do bem comum.
Imaginem que as nossas escolas tinham uma disciplina que se chamasse «Bem Comum».
Imaginem se o nosso país tivesse menos ladrões de gravata.
Imaginem se houvesse menos inveja no coração das pessoas.
Imaginem se não fizéssemos aquilo que criticamos nos outros.
Imaginem que os idosos tivessem todo o cuidado necessário para terem uma velhice com dignidade.
Imaginem se as nossas famílias, mesmo que assumindo muitos sacrifícios nunca abandonavam os seus velhinhos.
Imaginem se os produtos alimentar e de saúde fossem todos mais baratos e se carregasse nos preços dos telemóveis, bebidas alcoólicas, tabaco e em outros bens nada essenciais.
Imaginem se todos os sacrifícios fossem distribuídos por igual a todos os cidadãos.
Imaginem que nos escandalizamos a sério com o escândalo da fome.
Imaginem que as nossas famílias só compravam o estritamente necessário para viver… E depois a prática da solidariedade fosse o pão-nosso de cada dia.
Imaginem que nos tornávamos mais construtivos e mais abertos a mudanças radicais de vida.
Ora bem, uma infinidade de coisas que se podem imaginar ainda. Por isso continuem a imaginar…

JLR

Link

França: O medo de um rumo radical

"Em torno das manifestações contra a alteração da idade de reforma desenvolvem-se movimentos menos controláveis, especialmente o da juventude. Para a imprensa francesa, esta situação é perigosa."

Presseurop,   Link

"Discutamos a saída do euro" - Nicolau Santos (www.expresso.pt)

"Vamos ter de discutir se queremos fazer um longo e penoso ajustamento durante uma década ou se preferimos resolver a questão em dois anos. Mas para isso temos de sair do euro."

 Expresso,  Link

"Easier said than done "

"WHATEVER else you may think of it, the House of Commons does political theatre as well as any parliament in the world, and the announcement of the government's spending review did not disappoint. The benches were crammed for the defining speech of the year—possibly the defining event of the coalition's entire time in office. As George Osborne, the chancellor of the exchequer, stood at the dispatch box and outlined the sharpest cuts in public spending for decades (£81 billion over the coming four years), the house murmured and rumbled. Mr Osborne talked grimly of the injustice of burdening future generations with debt, and said he would bring Britain "back from the brink". The opposition benches struggled to contain themselves. More than once, Mr Osborne had to break off his speech whilst John Bercow, the Speaker, shushed shouting MPs."

Economist,  Link

Spending review 2010: There's no 'Plan B', says George Osborne

George Osborne has said there is no “Plan B” alternative to his programme of £81 billion in spending cuts. 

 

Telegraph,  Link

Medina Carreira: “Estamos a caminhar para uma tragédia do Estado social”

"Medina Carreira considera que o Governo, com a sua proposta de Orçamento para 2011, está a encaminhar o país para “uma tragédia do Estado Social”, do qual dependem seis milhões de pessoas."

Público,  Link

"Adeus mãezinha. Vou partir!" - João Duque

"Dia 11 de Setembro de 2010. É Sábado e faz sol em Trás-os-Montes. O João, nervoso, espera ansiosamente a saída das colocações na Universidade."

Diário Económico,   Link

Metade dos trabalhadores terão baixas qualificações em 2020

Portugal ainda aquém da Europa, embora avance a um ritmo superior

Ionline,  Link

"Porque tantos receiam o FMI?" - Camilo Lourenço

"Silva Lopes disse na AR que, desta vez, tem medo do FMI."

Jornal de Negócios,  Link

"11, o ano da Besta" - Pedro Santos Guerreiro

Portugal está a render-se. A entregar-se às mãos de quem nos vai acudir. 

Jornal de Negócios,  Link

"Há professores a passar muito mal""Há professores a passar muito mal"

"Há professores por colocar e outros no desemprego a passar mal, alguns muito mal. E há pais a apertar bastante o cinto para que nada falte aos filhos".

Jornal de Notícias,  Link

Turismo madeirense comunica mal

"Os principais portais associados ao destino Madeira são pouco interessantes"

 Diário Notícias,  Link

Robert Wyatt: O mundo é um lugar admirável

"Um dos cantores mais relevantes do nosso tempo, Robert Wyatt, regressa acompanhado pelos músicos Gilad Atzmon e Ros Stephen para mais uma obra maior, "For The Ghosts Within'" - disco que acredita na possibilidade de alternativas felizes num mundo em crise"

Público,  Link

Entrevista: António Damásio: o neurocientista põe a mão na consciência

"Um dos maiores mistérios da natureza está dentro da cabeça de cada um de nós. Como é que o nosso cérebro gera a consciência? Como consegue Articular a nossa percepção do mundo com o nosso sentir do mundo e de nós próprios? Como fabrica subjectividade, esse atributo exclusivamente humano da mente consciente?"

Público,  Link

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Silva Lopes: “Desta vez tenho medo do FMI”

O economista Silva Lopes admitiu hoje ter receio de uma intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Portugal, pois considera que a ajuda não teria agora os mesmos resultados que no passado.

Público,   Link

Europe is Turning Its Back on Keynes’s Cure for Recession

LONDON — The British economist John Maynard Keynes may live on in popular legend as the world’s most influential economist. But in much of Europe, and most acutely here in the land of his birth, his view that deficit spending by governments is crucial to avoiding a long recession has lately been willfully ignored. 

New York Times,   Link

Todos podemos ter fama na aldeia do Facebook

Ao contrário do que acontecia recentemente, na rede social todos são protagonistas; a distinção entre os que observam e os que são observados desapareceu

Ionline,  Link

Sofia Almeida, directora de marketing : Ano está a ser bom em crescimento de hotéis mas a procura decresceu

Presstur 20-10-2010 (14h18) Sem entrar em detalhes, Sofia Almeida, directora de marketing da Arteh considera que 2010 tem sido um bom ano devido ao crescimento do número de hotéis, mas em termos de procura existe um decréscimo.

Presstur,   Link

"Competitividade e OE 2011" -| Vítor da Conceição Gonçalves

Qual será a percentagem de dirigentes das empresas que conhece o que é a encriptação quântica, a biomimética, a biodetecção, a fotónica, a genómica orientada, a nanoenergia ou a nanobiotecnologia?

Diário Económico,  Link

Crédito malparado bate novo recorde

Já são quase 750 mil os portugueses que deixaram de pagar as dívidas à banca. Até ao final de Junho, o número dos que tinham calotes à banca atingiu um novo recorde, bastante acima dos cerca de 590 mil desempregados registados pelas estatísticas do INE.

Diário Económico,   Link

Despesas do Estado subiram 2% até Setembro



A síntese de execução orçamental, hoje divulgada pelo Ministério das Finanças, confirma uma desaceleração no ritmo de crescimento da despesa, e uma subida das receitas fiscais. O défice do sub-sector Estado está 207,7 milhões acima do valor no mesmo período do ano passado. 
Jornal de Negócios,   Link

Notação de solidez reduzida Moody’s questiona "viabilidade" do BPN

A agência de notação de crédito baixou a notação de solidez financeira do banco nacionalizado em 2008 e colocou a perspectiva da instituição em “desenvolvimento”.

Jornal de Negócios,  Link

"Os malandros da banca" - Camilo Lourenço

Fernando Ulrich dizia ontem que existe um "fascínio" com os lucros da banca. 

Jornal de Negócios,  Link

"O medo do FMI" - Pedro Santos Guerreiro

"O Estado precisa do Orçamento pela mesma razão que teve de nacionalizar o BPN: não pode correr o risco de esperar para ver. "

Jornal de Negócios,    Link

Reino Unido corta 500 mil postos de trabalho e cria taxa no sector bancário

O mais novo ministro das Finanças britânico desde 1886 anunciou esta tarde um dos mais duros planos orçamentais da história do Reino Unido. 

Jornal de Negócios,   Link

Fisco vai fiscalizar 600 pessoas que transferiram 55 milhões para "off-shores"

As Finanças identificaram 55 milhões de euros em transferências para “off-shores” feitas por contribuintes singulares que não apresentavam rendimentos declarados que as justificassem.

Jornal de Negócios,  Link

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

António Câmara. "Os portugueses são demasiado sofisticados"

"O líder da YDreams é um autêntico caçador de talentos e diz que os engenheiros portugueses são melhores a matemática que os americanos"

Ionline,  Link

Portugueses com pouca sensibilidade para poupar - Inquérito BdP

"Os portugueses parecem revelar pouca sensibilidade para poupar, mostrando um inquérito do Banco de Portugal (BP) que apenas 20 pct dos inquiridos poupam numa lógica de médio e longo prazo, anunciou o banco central."

Ionline,   Link

"Já não há heróis" - Pedro Santos Guerreiro

"Este Orçamento devia vir acompanhado de um pedido de desculpas."

Jornal de Negócios,  Link

domingo, 17 de outubro de 2010

Cartoon do Dia

Subida do IRS é mais forte nos rendimentos mais baixos

Quanto mais baixo o rendimento, maior a subida do IRS a pagar. A proposta de Orçamento do Estado que o Governo irá hoje apresentar no Parlamento faz com que a generalidade dos agregados familiares em Portugal passe a pagar mais impostos. Mas, ao nível do IRS, um impacto é consideravelmente mais alto à medida que o salário vai decrescendo.

Público,  Link