Pesquisar neste blogue

sábado, 2 de outubro de 2010

Quase todos os médicos vão ter cortes nos salários

"Federação Nacional dos Médicos teme saída para o privado dos médicos mais  especializados e em áreas mais carentes."

Diário Notícias,   Link

GRAÇA ALVES: Anotações do tempo que passa...

"Estão ali, falando em silêncio dos recados que o tempo deixou suspensos nas nuvens, chorando os que partiram antes deles, mastigando as palavras na boca, numa toada antiga, que já foi canção de embalar, que já foi cantiga de amor, que já foi riso, que já foi grito, que já foi. Ponto.
Estão ali com a vida por contar. À espera que alguém tenha tempo para parar e ouvir as histórias que os anos gravaram nos vincos da pele. Sentados na beira da morte, aproveitam os restos do sol, o sopro de mais este vento, o sorriso de algum miúdo que não tenha medo do silêncio das mãos que a idade lhes foi derramando no colo.
Estão ali e são exactamente o que nós vamos ser, amanhã. Se Deus quiser, na lentidão branda de quem não vai pedir desculpas, o nosso corpo vai ficando mais perto do chão, a lua vai derramando lágrimas de prata sobre as nossas cabeças, as levadas da nossa cara vão bebendo o brilho da juventude. Como eles, não vamos saber onde guardámos o espelho onde estava a beleza fresca da nossa gargalhada.
Estão ali. São pedaços de Outono que deixam pistas para o nosso Inverno. Estão sós. Desesperadamente sós. Às vezes, dentro da nossa casa. Ao nosso lado. Sentados à nossa mesa. Como se ocupassem um lugar que já não lhes pertencesse.
Estão ali. À espera que a nossa mão aqueça a sua, que o nosso sorriso ilumine a sua cegueira, que a nossa voz lhes conte da vida que corre lá fora, do sol que acorda as cidades, do mundo que, todas as manhãs, traz uma novidade.
Estão ali. E não morreram ainda. Os moribundos somos nós porque os deixamos adoecer de passado. Já nos esquecemos das vezes em que eles cantaram para adormecermos? Já não nos lembramos dos beijos que beberam as nossas febres? Já não precisamos dos truques deles para enganar os pesadelos? Já perdemos o sabor das lágrimas que nos mataram a sede?
Estão ali. Dependem de nós. Amanhã, certamente, a nossa solidão terá exactamente o tamanho da deles. "

Jornal da Madeira,   Link

Cavaco, Sócrates e ministros perdem dois meses de ordenado

"Corte de 10% anunciado na quarta-feira é "cumulativo" com o de 5% decidido pelo Parlamento no Verão. Os ministros vão receber por mês menos 900 euros. Governo 'poupa' meio milhão com estas reduções, que equivalem em média à perda de dois salários/ano."

Diário Notícias,   Link

University students could face more than £10,000 a year in fees

"A free market in tuition fees in which universities will be free to charge more than £10,000 a year for courses is expected to be recommended by the government's official adviser on higher education next week."

The Guardian,   Link

Entrevista com o economista Ricardo Cabral: "O problema principal é o défice externo"

A questão tão fraturante do défice público é "um problema de segunda ordem", diz o economista Ricardo Cabral, professor da Universidade da Madeira, em entrevista ao Expresso, aqui na íntegra 

 Expresso,  Link

Só a Grécia tem um plano de austeridade mais duro

"O Governo queria dar um sinal aos mercados internacionais, para acalmar os receios sobre a dívida pública e evitar que a torneira do financiamento se fechasse. Mas, pelos vistos, foi preciso um grande sinal. As várias medidas de austeridade apresentadas pelo Governo ao longo deste ano ascendem a 11.215 milhões de euros, o equivalente a 6,7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) português."

Infografia: Saiba qual será o impacto da austeridade

Link

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Governo espanhol corta em 20% o orçamento para o turismo

"Presstur 01-10-2010 (15h54) O Governo espanhol, também ele a braços com a necessidade de medidas de austeridade para reduzir o défice, inclui as verbas para o turismo nos seus cortes, ao destinar no orçamento para 2011 um montante de 622,43 milhões de euros, menos 19,79% que em 2010, de acordo com a imprensa espanhola."

Presstur,   Link 

População da Guatemala foi infectada propositadamente pelos EUA para testar antibiótico

"Na década de 40 o governo dos Estados Unidos levou a cabo uma série de experiências médicas na Guatemala que consistiram na infecção propositada de centenas de guatemaltecos com sífilis e gonorreia sem o seu consentimento."

Ionline,   Link

Galiza pede a Durão Barroso para recusar transferência de fundos

"O presidente da Junta da Galiza pediu hoje ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que recuse o pedido do Governo português para a tranferência de fundos destinados à linha de alta velocidade Porto-Vigo para a de Lisboa-Madrid."

Sol,   Link

"Não foi o FMI, foi Bruxelas" - Camilo Lourenço

"Cortes nos salários do Estado, congelamento de pensões, aumento do IVA para 23%"

Jornal de Negócios,   Link

"Funcionários temporariamente sós" - Pedro Santos Guerreiro

"Milhares de funcionários públicos estão a ser, neste momento, informados sobre quanto dinheiro vão deixar de receber a partir do próximo ano "

Jornal de Negócios,   Link

Augusto Mateus: Medidas de austeridade não convencem os mercados

"O antigo ministro da Economia Augusto Mateus defendeu hoje que o Governo devia ter avançado com reformas estruturais para responder aos "verdadeiros problemas" do país, em vez de medidas de conjuntura que não vão convencer os mercados internacionais."

Jornal de Negócios,   Link

Cristina Casalinho: Subida das Euribor mostra "normalização do mercado"

"Economista-chefe do BPI explica a subida expressiva das taxas Euribor na sessão de hoje. "Os mercados estão a começar a normalizar", revelando menores necessidades de financiamento através do BCE."

Jornal de Negócios,   Link

Female sexual dysfunction 'was invented by drugs industry'

"Female sexual dysfunction – which is claimed to affect up to two thirds of women – is a disorder invented by the pharmaceutical industry to build global markets for drugs to treat it, it is claimed today."

The Independent,   Link

Global unemployment to trigger further social unrest, UN agency forecasts

"The International Labour Organisation (ILO) has warned of growing social unrest because it fears global employment will not now recover until 2015."

Guardian,   Link

"Se os mercados não acalmarem, vamos ter de recorrer ao fundo"

"Basílio Horta é presidente do AICEP e ex-candidato presidencial. Ou os mercados financeiros acreditam nas medidas, ou teremos de recorrer ao Fundo Europeu de Estabilização, diz Basílio Horta. O presidente do AICEP quer que o Governo explique  o que correu mal na execução orçamental e que o PSD aprove o Orçamento."

Diário Notícias,  Link

Merkel obrigou Sócrates a pôr submarino nas contas

"O Governo alemão inscreveu a venda do 'sub' como exportação deste ano. E obrigou Portugal a antecipar a sua contabilização."

Diário Notícias,  Link

Irish Crisis Shakes Europe

"DUBLIN—Ireland scrambled to contain its financial crisis—and convince investors it won't need an emergency bailout by its European peers—by promising to pump billions more into its hardest-hit lenders."

Wall Stree Journal,   Link

EUA Fisher-Price retira quase 11 milhões de brinquedos do mercado

"A empresa do grupo Mattel está a recolher do mercado quase 11 milhões de brinquedos, depois de denúncias de crianças que se estão a cortar ou a apanhar choques."

Diário Económico,   Link

"O FMI encapotado" - Daniel Amaral

A 19 de Fevereiro deste ano, ao olhar para o buraco das contas públicas, suscitei nesta coluna a hipótese de uma eventual saída do euro: ser-nos-ia vantajosa?

Diário Económico,  Link

O novo mapa dos investidores

"Este mês, a “Forbes” colocou Portugal entre os 25 melhores países do mundo para fazer negócios. Entre os 11 critérios usados na avaliação, a revista norte-americana considerou que o mercado português era o campeão da liberdade individual..."

Diário Económico,   Link

Cortes no abono de família atingem 1,4 milhões de beneficiários

"As alterações ao abono de família no âmbito das novas medidas de austeridade vão atingir mais de um milhão de portugueses, disse fonte do Ministério do Trabalho ao Económico."

Diário Económico,   Link

Empresa vende 1,7% do PIB e está na zona franca da Madeira

"Tem quatro trabalhadores, um volume de vendas de 3 mil milhões de euros - o maior nacional - e não pagou impostos sobre o exercício "

Ionline,   Link

IATA confirma abrandamento da recuperação mas deixa dúvidas sobre o que está a acontecer

"Presstur 30-09-2010 (10h25) O tráfego aéreo internacional cresceu 6,4% em Agosto, abaixo do que estava a crescer nos meses anteriores, mas isso já era esperado, diz a IATA na sua informação mais recente sobre a aviação mundial, na qual assinala que no entanto está por explicar porque há uma queda de 1% quando se compara Agosto com Julho."

Governo quer aumentar IVA para 23% Medida não é sustentável "no longo prazo" - PwC

"Presstur 30-09-2010 (09h44) O Governo português quer reforçar as medidas de austeridade, que passam pelo aumento da taxa normal do IVA de 21% para 23%, corte nas deduções do IRS e nos salários da função pública e congelamento nas pensões."

La ocupación hotelera crecerá pero la rentabilidad seguirá cayendo

"Los empresarios hoteleros esperan que en este último cuatrimestre del año la ocupación de sus establecimientos sea igual o mejor que en el mismo periodo de 2009. Sin embargo también prevén que las tarifas sigan bajando y que los costes aumenten, con lo cual la rentabilidad del negocio continuará resintiéndose."

Hosteltur,   Link

Las reservas de viajes en las agencias online superan a las del resto del sector en Europa

"Las ventas registradas por las agencias de viaje online en la UE ascendieron a 24.000 millones de euros en 2009, y el porcentaje de reservas por internet supera a las del resto de la industria del viaje, según un estudio de PhoCusWright encargado de la European Technology & Travel Services (ETTSA), cuyos miembros incluyen a agencias online y GDS."

Hosteltur,   Link

"O défice de responsabilidade" - David Brooks

"Um dos aspectos mais bizarros do momento actual é que os EUA querem uma mudança de governo, mas não ambicionam uma mudança política radical"

Ionline,   Link

"As raízes do desemprego: uma estrutura feita de desculpas" - Paul Krugman

"A direita diz que o desemprego é estrutural, quando tudo o desmente. Não há desajustamento entre oferta e procura no mercado de trabalho; só entre necessidade de acção e determinação política"

Ionline,   Link

11 hotéis estão a reduzir custos energéticos

"ACIF-CCIM pretende alargar a implementação do projecto 'Soltgest' a 140 potenciais empresas do ramo da hotelaria"

 Diário Notícias,  Link

Irlanda. Salvar a banca vai custar 44 mil milhões aos contribuintes

"O país já teve três orçamentos de austeridade desde 2008, cortou salários e apoios sociais, mas tem um défice de 32% "

Ionline,  Link

Economist prevê crescimento negativo de 0,9% para 2011 devido às medidas de austeridade

"Os analistas da Economist Intelligence Unit prevêem uma contracção de 0,9 % em Portugal em 2011 ao contrário da previsão de um crescimento de 0,5 % anunciados por Teixeira dos Santos quinta feira em Bruxelas."

Jornal de Notícias,  Link

Prejuízos de 4,5 milhões e calotes de 7,8

"Cinco das nove empresas municipais estão falidas e as receitas geradas cobrem 42% dos encargos, com as câmaras a injectarem mais 3,3 milhões "


Diário Notícias,   Link

Três meses férteis em galardões

"A qualidade de serviços que o sector turístico da Madeira oferece é frequentemente reconhecida, quer por operadores turísticos internacionais, quer por outras organizações. è por isso que a tutela do sector publicou o balanço aos galardões atribuídos nos últimos três meses, que distinguem a qualidade ambiental, a segurança alimentar, a popularidade e até vinhos."

Diário Notícias,  Link

Turismo é indissociável da Biodiversidade

"João Lemos Baptista deu uma 'aula' sobre esta área e apontou ideias à promoção"

Diário Notícias,   Link

ACIF quer hotelaria 'blindada' ao aumento do IVA

"As medidas austeras vão provocar a redução do consumo e do PIB e acrescentar mais dificuldades às empresas, nomeadamente para segurar postos de trabalho. "

Diário Notícias,   Link

Principais medidas para o OE 2011 e reforço da execução orçamental de 2010

Link

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ACIF indignada com Thomas Cook

"Posição da Thomas Cook configura "um eventual abuso de posição dominante"

 Diário Notícias,   Link

Crise económica O neoliberalismo vai afundar a Europa

Os orçamentos de austeridade não vão tirar a Europa da crise. Pelo contrário, o continente e o seu grande projeto – o euro – vão ficar ainda mais na mesma, diz um economista e filósofo suíço. 

 PressEurop,    Link

"A história da consciência como nunca a tínhamos ouvido contar "

"Há dez anos, em O Sentimento de Si, o neurologista português António Damásio explicava pela primeira vez a sua visão de como o cérebro humano constrói a consciência. Agora, em O Livro da Consciência, volta ao mesmo tema, mas com uma "receita" muito mais apurada e onde mistura ingredientes que até aqui tinham ficado esquecidos nas gavetas das neurociências. Com a vibrante prosa que o caracteriza e o profundo enraizamento das suas ideias na arquitectura e nas aflições cerebrais, conta-nos a emergência da consciência no cérebro humano como nunca a tínhamos ouvido contar."

Público,   Link

Governo 'perdeu credibilidade' a nível internacional

"O deputado do PSD Miguel Frasquilho condenou hoje o aumento de impostos recomendado pela OCDE, considerando que o Governo «perdeu a credibilidade e confiança» a nível internacional para conseguir reduzir o desequilíbrio das contas públicas."

Sol,   Link

"Se não acreditarmos em nós, quem acreditará?" - Carla Guedes

"Transmitir credibilidade para receber confiança é, cada vez mais, o mote transversal, dado o contexto económico, social e político que estamos a viver."

Jornal de Negócios,   Link

"O Governo viu a luz… E assustou-se!" - Camilo Lourenço

"Caro leitor, faça este exercício: o seu cônjuge perdeu o emprego."

Jornal de Negócios,   Link

"O FMI e a coordenação global" - Michael Spence

"Antes da crise financeira de 2008, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estava em declínio."

Jornal de Negócios,   Link

"Um País ao deus-dará" - Helena Garrido

"Indignação, ainda sem a energia da revolta, é o que se vai ouvindo à medida que se ilumina a imagem do caos financeiro em que as (supostas) lideranças deixaram cair o País."

Jornal de Negócios,   Link

"Dados curiosos sobre a crise"

Link

"Mayday, mayday, Finanças em alerta" - Bruno Proença

"As reuniões de hoje entre o Presidente da República e os representantes do PSD e do PS vão decorrer com as luzes de alarme das contas públicas a piscarem histericamente."

Diário Económico,   Link

Crise orçamental: Portugal precisa de nove mil milhões até ao fim do ano

"O risco da dívida nacional voltou a bater recordes, tendo o juro das obrigações portuguesas a 10 anos superado os 6,5%."

Diário Económico,   Link

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Portugal é 6.º no ranking da bancarrota

"Acompanhando o movimento de subida da Irlanda de 5º para 4º lugar no TOP 10 mundial do risco de default (incumprimento da dívida soberana), Portugal subiu um lugar, estando, agora, muito próximo dos máximos alcançados durante a crise do euro de abril e maio. Os juros da dívida pública mantêm-se acima de 6,5%."

Expresso,   Link

Sondagem em 22 países a mais de 22 mil pessoas: Governos gastam mal mais de metade do dinheiro dos impostos

As pessoas acreditam que os seus governos gastam mal mais de metade do dinheiro que os contribuintes "pagam em impostos, conclui uma sondagem do serviço mundial da BBC em 22 países, hoje divulgada."

Público,   Link

"Voando sobre um ninho de cucos"Pedro Santos Guerreiro

"Os políticos perderam a noção da pequenez da sua importância e da grandeza da sua responsabilidade."

Jornal de Negócios,   Link

OCDE aponta calçado português como caso de estudo

“A indústria de calçado é um excelente exemplo de modernização da economia portuguesa”, tendo sido capaz de “migrar para segmentos de elevado valor acrescentado”, justifica a organização internacional. 



Jornal de Negócios,   Link

SAD's têm 8,1 milhões de dívidas e prejuízo de 2,4

"A Região injecta 4,5 milhões/ano nas sociedades desportivas, mas os apoios não evitam prejuízos no futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins."

Diário Notícias,   Link

Preocupações com Portugal e Irlanda são tema central do The Wall Street Journal de hoje

"As preocupações sobre a estabilidade financeira de Portugal e Irlanda são hoje o tema central da edição Europa do The Wall Street Journal, depois do secretário geral da OCDE ter-se deslocado a Lisboa para divulgar um relatório sobre o país."

 Ionline,   Link 

Wall Street Journal,   Link

Merkel recusa alargar ajudas aos países endividados para além de 2013

"A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou hoje que a Alemanha rejeitará alargar além de 2013 o fundo de resgate da União Europeia (UE) destinado aos países mais endividados."

Ionline,   Link

Aumentar impostos ou cortar salários. Uma coisa ou outra é inevitável

"Os economistas portugueses consideram inevitável uma de duas medidas para fazer descer o défice para 4,6% do PIB em 2011: aumento da carga fiscal ou cortes nos salários da Função Pública. Com a OCDE a recomendar um aumento de impostos e o governo a preparar uma subida do IVA para 23%, aceitando o congelamento salarial (pág. 16-17), um dos dois caminhos parece ser incontornável."

Ionline,   Link

Há 208 mil desempregados que não recebem subsídio

"O número de desempregados que não recebem subsídio não pára de aumentar. Em Agosto, eram já 208 mil, mais 12 mil (6,3%) que no mês anterior. Ou seja, mais de um terço (38%) dos desempregados não tem direito a qualquer apoio."

Diário de Notícias,   Link

"Más de 3.000 agencias han cerrado desde 2008"

"El sector español de agencias de viajes ha registrado más de 3.000 cierres de oficinas desde que comenzó la crisis, y la tendencia no frena; en los ocho primeros meses de este 2010 han cerrado 1.000 puntos de venta, según las bases de datos de cuatro de los principales proveedores del sector, consultadas por HOSTELTUR."


Hosteltur,   Link

"El inminente cierre de Travel Club of Upminster moviliza a los hoteleros de Mallorca"

"El turoperador británico Travel Club of Upminster muestra claros signos de estar a punto de declararse insolvente, dejando afectados a una veintena de establecimientos en Mallorca. Las Federación Empresarial Hotelera de Mallorca (FEHM) le ha dado un plazo para explicar la realidad de su situación financiera."

Hosteltur,   Link

"Las operaciones en Reino Unido siguen lastrando los resultados de Thomas Cook"

"Thomas Cook Group ha presentado hoy el balance de su precierre del actual año fiscal, que termina el 30 de septiembre. En él muestra el mantenimiento de la caída en el mercado británico, frente al signo positivo del resto. El grupo anunciará las medidas de ajuste para sus operaciones de Reino Unido en diciembre, junto a los resultados definitivos del ejercicio 2010."

Hosteltur,  Link

"A preocupante execução orçamental de 2010" - Miguel Frasquilho

"Ganhou preponderância, nas últimas semanas, a tese de que são as dúvidas existentes quanto à aprovação do Orçamento do Estado para 2011"

Jornal de Negócios,   Link

"As mensagens erradas da OCDE" - Camilo Lourenço

"Angel Gurría, o secretário-geral da OCDE, veio a Lisboa dizer que os juros que os mercados exigem a Portugal são injustos."

Jornal de Negócios,   Link

Nogueira Leite culpa governo pela subida dos juros da dívida pública

"Para o conselheiro económico dos PSD, se tivermos em conta as "obras faraónicas", a dívida global seria da ordem de 120% do PIB."

Jornal de Negócios,   Link

Mira Amaral: Começar a discussão pelo lado da receita "é ver o filme ao contrário"

"Mira Amaral diz que a economia portuguesa "não aguenta mais impostos" e assinala que começar a discussão pelo aumento das receitas é "ver o filme ao contrário"."

Jornal de Negócios,   Link

" Juros da dívida portuguesa a 10 anos ultrapassam os 6,5% "

"Os juros da dívida portuguesa a 10 anos ultrapassaram a fasquia dos 6,5% pela primeira vez desde a entrada no euro, pressionados por receios relativos à consolidação orçamental."

Jornal de Negócios,   Link

"Pesos pesados" pedem rápida activação do fundo europeu de resgate

"Cinco reputados economistas europeus, apoiados por quatro antigos responsáveis políticos de primeira linha, lançaram hoje um apelo para que países como Portugal ou Irlanda acedam o quanto antes ao recém-criado fundo europeu de estabilização financeira."

Jornal de Negócios,   Link