Pesquisar neste blogue

sábado, 4 de setembro de 2010

"Porto Santo com recorde de passageiros de barco"

"Nunca tantos passageiros desembarcaram  no Porto Santo (36.881) ou viajaram entre as duas ilhas (74.894) num só mês. Agosto foi, mesmo, o mês recorde em termos da procura pela ilha do Porto Santo a partir do barco."

Diário Notícias,   Link

"Força da recuperação do turismo surpreende mas novas taxas são risco"

"Presstur 03-09-2010 (10h41) “Apesar de estarmos a testemunhar uma clara recuperação do turismo internacional, temos que permanecer prudentes”, declarou ontem o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, que apontou como um dos riscos a introdução por alguns países de novas taxas sobre o transporte aéreo."

"Caraíbas também estão a ficar para trás Recuperação está abaixo da média mundial"

"Presstur 03-09-2010 (09h20) As Caraíbas são, depois da Europa, a região onde a recuperação do turismo mundial está a ser mais fraca, segundo os dados divulgados ontem pela OMT, que indicam um aumento das chegadas de visitantes internacionais a estes destinos em 4,3%, que compara com +7,3% para o continente americano e +6,9% a nível mundial."

"Europa do Norte é única região do mundo onde continua queda das chegadas de turistas"

"Presstur 03-09-2010 (09h05) A Europa do Norte é a única região que continuou a perder turismo internacional no primeiro semestre deste ano, embora, de acordo com os dados publicados pela OMT, tenha dado sinais nos últimos meses de estar a estancar o agravamento da queda."

"Destinos de África e América do Sul também já recebem mais turistas que em 2008"

"Presstur 03-09-2010 (08h25) A África e a América do Sul são, além da Ásia, as únicas regiões que no primeiro semestre deste ano tiveram crescimento das chegadas de turistas internacionais não só acima do nível deprimido dos primeiros meses de 2009 como, também, acima do nível do ano recorde de 2008."

Link 

"Canárias perdeu preferência na procura dos madeirenses"

"Páscoa (- 34,5%) E Julho (-6,6%) lideram quebras muito acentuadas para canárias"

Diário de Notícias,   Link

"The world economy: The odd decouple"

"Theories about why some rich-world economies are doing better than America’s don’t stand up"

Economist,  Link

"Global economic policy: Monetary illusions"

"Central bankers are not magicians. Don’t count on them to conjure up remedies if the rich economies flag"

 Economist,   Link

"The future of the internet : A virtual counter-revolution"

"The internet has been a great unifier of people, companies and online networks. Powerful forces are threatening to balkanise it"

 Economist,   Link

"EU austerity policies risk civil war in Greece, warns top German economist Dr Sinn"

"Greece’s austerity measures cannot prevent default and will lead to a breakdown of the political order if continued for long, a leading German economist has warned."

Telegraph,   Link

 

"Ásia “arrasta” turismo mundial para recuperação mais forte do que se previa"

"Presstur 03-09-2010 (07h48) O turismo mundial está rumar a Oriente, onde as chegadas de turistas internacionais já estão a atingir novos recordes, de acordo com as estatísticas mais recentes da Organização Mundial do Turismo (OMT), segundo as quais a Ásia e Pacífico tem um crescimento homólogo de 14,1% e vários destinos, com destaque para Sri Lanka, Japão, Vietname e Myanmar, crescem acima de 30%."

"Empresários madeirenses pagam 16% da promoção"

"Um estudo desenvolvido pelo Turismo de Portugal permite concluir que os hoteleiros e empresários madeirenses ligados ao Turismo  são dos que mais investem na promoção turística, com um reforço de 25,5% entre 2006 e 2008."

Diário Notícias,   Link

"19 mil madeirenses em situação de precariedade laboral"

"9.300 trabalhadores madeirenses têm vínculos de trabalho temporário ou contrato a termo, segundo dados do Inquérito ao Emprego realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE)."

Diário Notícias,    Link

"Bolsas renovadas automaticamente"

 
"Com o novo regulamento, os alunos deixarão de ter de concorrer todos os anos às bolsas da acção social. Após aprovação do primeiro pedido, este será válido por todo o ciclo de estudos em causa (por exemplo, licenciatura), cabendo ao estudante comunicar alterações na sua situação económica que possam aumentar ou reduzir os apoios."

Diário de Notícias,   Link

"Superior: Bolsas sobem até 500 euros para carenciados"

"Tirar a quem não precisa - pelo menos de acordo com os critérios do Governo - e redistribuir pelos mais carenciados. A partir de agora, passa a ser este o princípio na atribuição de bolsas de acção social escolar aos estudantes do ensino superior. Uma medida bem recebida pelas universidades e politécnicos."

Diário de Notícias,   Link

"O risco existe" - Camilo Lourenço -

"Quando é que um país deixa de ser um problema para quem nele investe?"

Jornal de Negócios,  Link

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

"Estado perdeu mil milhões em impostos por "inércia de serviços" "

"O Estado perdeu mil milhões de euros de cobranças, por "inércia dos serviços", de acordo com uma auditoria da Inspecção-geral de Finanças (IGF), avança o jornal Público. De acordo com o relatório, a dificuldade em despachar os processos em tempo útil é a razão principal para que grande parte dos impostosEstado. prescreva e não possa ser cobrado pelo Estado."

Ionline,   Link

"PIB Eurostat confirma Portugal a crescer menos que a UE "

"Bruxelas revela que o PIB português cresceu 0,2% no segundo trimestre e que a zona euro registou uma expansão de 1%."

Diário Económico,    Link 

"Long-Term Trends in Public Finances in the G-7 Economies" - Carlo Cottarelli and Andrea Schaechter, FMI

"Today’s record public debt levels in most advanced economies are not only a direct fall-out from the global crisis. Public debt had ratcheted up over many decades before, when it had been used, in most of the G-7 countries, as the ultimate shock absorber—rising in bad times but not declining much in good times. Alongside, primary spending increased, particularly during 1965–85, reflecting predominantly a surge in health care and pension spending. Looking ahead, advanced economies will face the formidable challenge of reducing debt ratios at a time when ageing-related spending, in particular often underestimated pressures from health care systems, will put additional pressure on public finances. Addressing these fiscal challenges will require growth-friendly structural reforms, a fiscal strategy involving gradual but steady fiscal adjustment, stronger fiscal institutions, expenditure and revenue reforms, and an appropriate degree of burden sharing across all stakeholders"

"Contrate o ministro das Finanças!" - Camilo Lourenço

"Carlos Monjardino diz, em entrevista a este jornal, que os portugueses devem estar preparados para pagar mais impostos"

Jornal de Negócios,  Link

"Especial: Moçambique, tudo o que está em causa "

"O Diário Económico disponibiliza de forma gratuita um trabalho de 23 páginas sobre Moçambique numa altura em que o país é palco de uma revolta popular."

Diário Económico,   Link

"FMI inclui Portugal no lote de países sem espaço de manobra orçamental"

"FMI diz que as economias desenvolvidas enfrentam desafios orçamentais "sem precedentes", incluindo Portugal no lote dos países que não têm muito mais espaço de manobra."

Jornal de Negócios,   Link

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Desenvolva seus talentos e suas virtudes" - Paulo Coelho

"Aqueles que buscam melhorar a si mesmos não devem estar presos à teorias ou palavras, mas procurar agir de maneira impecável, utilizando quatro virtudes que devem ser conservadas: coragem, sabedoria, amor e amizade. Existem vários caminhos para isso, assim como existem várias trilhas para se chegar ao topo de uma montanha – mas este topo chama-se amor, e um verdadeiro guerreiro deve entender esta palavra cada vez que estiver diante de uma decisão. Para isso, treine bastante, mas atue baseado em sua intuição, porque o amor sempre nos permite escolher o melhor caminho."

"Según el Ranking HOSTELTUR de Agencias Online : Las agencias online crecieron un 10%"

"Las grandes online del mercado español alcanzaron en 2009 una facturación conjunta de 1.586 millones de euros, según el ‘Ranking Hosteltur de Agencias Online’, un 10% más. Estas cifras quedan lejos de los aumentos de tres dígitos de hace pocos años, si bien se mantiene el crecimiento pese a la crisis. Lideran el ranking –cuyo detalle se ofrece a continuación- eDreams y Rumbo."

HotelTur,   Link

"Falência da TAP agrava-se ao ritmo de meio milhão de euros por dia"

"Em seis meses, os capitais próprios negativos dispararam 102 milhões. E até ao final do ano a situação só vai piorar, refere a Parpública"

Ionline,   Link

"Pode a Suécia servir de exemplo? " - Ralph Atkins

"As previsões que o governo sueco apresentou recentemente para a economia nacional apontam para um crescimento de 4,5% em 2010, valor que traduz um ritmo de expansão raramente visto nas economias europeias maduras."

Diário Económico,   Link

"O jogo das datas das recessões" - Michael J. Boskin

"O optimismo que surgiu na fase inicial da recuperação da crise financeira e da recessão económica"

Jornal de Negócios,   Link

"Desemprego? O problema não é o Eurostat " - Camilo Lourenço

"O Eurostat, o organismo de estatísticas da União Europeia, reviu em alta os números do desemprego em Portugal"

Jornal de Negócios,   Link

terça-feira, 31 de agosto de 2010

As rotas sagradas - Paulo Coelho

No primeiro milênio do Cristianismo, três rotas foram consideradas sagradas, e que resultavam numa série de bênçãos e indulgências para quem percorresse qualquer uma delas.
A primeira rota levava até o túmulo de São Pedro, em Roma, seus caminhantes tinham por símbolo uma cruz e eram chamados de romeiros.
A segunda rota levava até o Santo Sepulcro de Cristo, em Jerusalém, e os que faziam este caminho eram chamados de palmeiros porque tinham como símbolo as palmas com que Cristo foi saudado quando entrou na cidade.
Finalmente, existia um terceiro caminho – um caminho que levava até os restos mortais do apóstolo São Tiago, enterrados num local da península ibérica onde certa noite um pastor havia visto uma brilhante estrela sobre um campo. A lenda conta que não apenas São Tiago, mas a própria Virgem Maria, estiveram por ali logo após a morte de Cristo, levando a palavra do Evangelho e exortando os povos a se converterem. O local ficou sendo conhecido como Compostela – o campo da estrela – e logo surgiu uma cidade que iria atrair viajantes de todo o resto do mundo cristão. A estes viajantes que percorriam a terceira rota sagrada foi dado o nome de peregrinos, e passaram a ter como símbolo uma concha.

Link

"El presupuesto se cerrará en octubre: Podrían perderse 200.000 plazas de viajes del Imserso"

"Un total de 200.000 plazas de los viajes del Imserso podría perderse esta temporada, una posibilidad que está generando gran malestar entre los hoteleros españoles. Y es que centenares de establecimientos no saben aún si podrán mantener su actividad en invierno o cuántos trabajadores contratar para sus plantillas durante los próximos meses."

Hosteltur,    Link

"Está preparado para um novo crash? "

"Os sinais de que as economias estão a abrandar estão a regressar. Saiba como proteger os seus investimentos se o mercado voltar a entrar em loucuras."

Expresso,  Link

 

"Terreno falso" - João Cândido da Silva

"Para quem não perdeu o emprego e suporta os encargos de um empréstimo"

Jornal de Negócios,   Link

"Desemprego na Zona Euro estabiliza em Julho Portugal acima da média europeia"

PressTur,   Link

"Eurostat revê em alta desemprego em Portugal e fixa novo máximo em 11%"

"A taxa de desemprego em Portugal sofreu um ligeiro recuo em Julho para 10,8%, mas nos dois meses anteriores bateu novos recordes históricos ao fixar-se em 11%, revelam os novos dados do Eurostat, hoje divulgados."

Jornal de Negócios,   Link

domingo, 29 de agosto de 2010

"Entre Ekaterinburg e Novosibirsk" - Paulo Coelho

O meu novo livro, “O Aleph” (publicação no Brasil em 2010 e no resto do mundo em 2011) descreve meu percurso espiritual durante a minha travessia da Ásia, em 2006. Para escrevê-lo, tive que consultar uma série de anotações que havia feito na época.

Cheguei no vagão que irá me transportar pela Transiberiana cheio de livros, pensando que teria muito tempo durante estes 9.228 km de viagem de trem. Descubro logo em seguida que é impossível escrever ou ler qualquer coisa por causa do movimento e da ausência de bons amortecedores. Tudo que me resta é pensar, anotar alguns pensamentos no momento em que paramos em uma estação.
*******
Uma das pessoas no trem me mostra uma oração que, segundo ela, foi encontrada entre os pertences pessoais de um judeu, morto num campo de concentração:
"Senhor: quando vieres na Tua glória, não te lembres apenas dos homens de boa vontade; lembra-Te também dos homens de má vontade.
"E, no dia do Julgamento, não Te lembres apenas das crueldades, sevícias, e violências que eles praticaram: lembra-Te também dos frutos que produzimos por causa do que eles nos fizeram. Lembra-Te da paciência, da coragem, da confraternização, da humildade, da grandeza de alma e da fidelidade, que nossos carrascos terminaram por despertar em nossas almas.
"Permite então, Senhor, que os frutos por nós produzidos possam servir para salvar as almas dos homens de má vontade."
****
Preciso viver todas as graças que Deus me deu hoje. A graça não pode ser economizada. Não existe um banco onde depositamos as graças recebidas, para utilizá-las de acordo com nossa vontade. Se eu não usufruir destas bênçãos, vou perdê-las irremediavelmente.
Deus sabe que somos artistas da vida. Um dia nos dá formão para esculturas, outro dia pincéis e tela, outro dia nos dá uma pena para escrever. Mas jamais conseguiremos usar formão em telas, ou penas em esculturas. A cada dia, o seu milagre. Preciso aceitar as bênçãos de hoje, para criar o que tenho; se fizer isso com desapego e sem culpa, amanhã receberei mais.
****
A vida é como uma grande corrida de bicicleta - cuja meta é cumprir a lenda Pessoal.
Na largada, estamos juntos - compartilhando camaradagem e entusiasmo. Mas, à medida que a corrida se desenvolve, a alegria inicial cede lugar aos verdadeiros desafios: o cansaço, a monotonia, as dúvidas sobre a própria capacidade.
Reparamos que alguns amigos desistiram do desafio - ainda estão correndo, mas apenas por que não podem parar no meio de uma estrada; eles são numerosos, pedalam ao lado do carro de apoio, conversam entre si, e cumprem uma obrigação.
Terminamos por nos distanciar deles; e então somos obrigados a enfrentar a solidão, as surpresas com as curvas desconhecidas, os problemas com a bicicleta. E, ao cabo de algum tempo, começamos a nos perguntar se vale a pena tanto esforço.
Sim, vale a pena. É só não desistir.
Além do mais, porque se pararmos de pedalar, terminamos caindo.
****
Em um dos seus raros escritos, o sábio sufi Hafik comenta a idéia da Viagem:
"Aceite com sabedoria o fato de que o Caminho está cheio de contradições. O Caminho muitas vezes nega-se a si mesmo, para estimular o viajante a descobrir o que existe além da próxima curva.
Se dois companheiros de jornada estão seguindo o mesmo método, isto significa que um deles está na pista falsa. Porque não há fórmulas para se atingir a verdade do Caminho, e cada um precisa correr os riscos de seus próprios passos.
"Só os ignorantes procuram imitar o comportamento dos outros. Os homens inteligentes não perdem seu tempo com isto, e desenvolvem suas habilidades pessoais; sabem que não existem duas folhas iguais numa floresta de cem mil árvores. Não existem duas viagens iguais no mesmo Caminho"
(Edição Nº 231)

The North Face Ultra-Trail du Mont Blanc

A edição 2010 do "North Face Ultra-Trail du Mont Blanc" aconteceu com condições adversas de tempo durante a noite, pelo que teve de ser interrompida e feito o resgagte dos atletas que estavam em percurso.
Mais informação no    Link

"Se não precisa, dê 'on-line' e sem maçada"

"Se perdeu a conta dos objectos sem uso, arrumados na arrecadação à espera de ganharem utilidade, o 'freecycle' pode ser a solução."

Diário de Notícias,   Link

"Catástrofe dá rude golpe a espécie rara na Europa "

"Freira é a ave marinha mais rara da Europa e uma das mais raras do Mundo"

 Diário Notícias,   Link

"20 anos para recuperar"

"Francisca e Luís Filipe têm nove anos e foram os mais novos voluntários que ontem subiram ao Cabeço da Lenha e ao Pico do Areeiro para as operações de limpeza da Associação de Amigos do Parque Ecológico do Funchal."

Diário de Notícias,   Link

"A idade do calor" - Stefan Rahmstorf

"O último mês de Abril foi o Abril mais quente de que há registo a nível global"

Jornal de Negócios,   Link

"Pelo Mundo fora" - Reportagem

"Dois estudantes madeirenses empenham-se na ajuda às crianças pobres da Índia. Da Madeira para América, saiu também Adelino Sardinha, um militar condecorado que combateu na II Guerra Mundial."

 Diário de Notícias,   Link 

Reportagem: Bravura "num braseiro autêntico"

"Basta que aconteça qualquer coisa imprevista e de imediato surgem disparates de tal calibre que seriam seguramente ridículos, se não fossem atirados com o objectivo único de confundir e lançar dúvidas."

Diário Notícias,   Link

"É sempre a mesma música" - Violante Saramago Matos

Diário de Notícias,  Link

Entrevista a Raimundo Quintal

"Com o 20 de Fevereiro e com os incêndios, o futuro da Madeira é cinzento a puxar para o negro. É com estas cores que Raimundo Quintal pinta a actualidade regional."

Diário de Notícias,   Link

Sobre os incêndios....

 Alguns links de Cartas do Leitor, do Diário de Notícias:

1 - A saga dos incêndios 

2 - Quem autoriza os fachos

3 - A culpa nunca é do indivíduo

4 - O Poder da Oração

5 - Mão Criminosa

6 - A Pérola do Atlântico

7 - Porquê?

8 - O Incêndio

9 - Uma lição severa

 

 

 

 

 

 

 

"Risco de bancarrota: Semana cinzenta para os PIIGS "

"Portugal voltou a entrar no clube dos de maior risco de incumprimento da dívida com um disparo de mais de 19% no aumento da sua probabilidade de default (incumprimento de dívida soberana) em apenas uma semana. O país ultrapassou nesse campeonato a Irlanda"
 
Expresso,   Link

"ANAM ameaçada por indecisão da Região"

"A não actualização de taxas, os custos do Aeroporto do Porto Santo, o prazo de concessão e a falência de companhias são ameaças à solvabilidade da ANAM"

Diário de Notícias,    Link