Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Natureza...



"Quão pouco tempo é preciso para mudar todas as coisas! 
Natureza de fonte serena, com que facilidade te esqueces" 

Victor Hugo

Alma Nostra

Um programa de rádio, na Antena 1, às 3ªs Feiras, entre as 23h10 e as 00h00, programa de reflexão com Carlos Magno e o Prof. Carlos Amaral Dias.


Os podcast podem ser consultados no   Link

"Spain retains top spot"

"ABTA estimates 1.9m Britons will head overseas between 23 and 26 July, the first weekend of the summer holidays for most English schools." 


Link  (e-tid)

"Los hoteles lanzan ofertas de último minuto para aumentar la ocupación"

"La temporada alta no está dando buenos resultados. Los hoteles españoles no han podido colgar el cartel de ‘completo’ y por ello están bajando los precios y lanzando importantes ofertas para atraer a los clientes. La ocupación en el mes de julio no ha llegado, en general, al 90%  y los empresarios trabajan para que el mes de agosto sea mejor."


Link   (Hosteltur)

"El Gobierno suprime la Secretaría de Estado de Turismo"

El Gobierno de José Luis Rodríguez Zapatero ha decidido "bajar de rango" la representación política que hasta hoy había otorgado a Turismo dentro del Ministerio. En el paquete de medidas para fomentar la austeridad de la Administración central, ha decidido suprimir la Secretaría de Estado de Turismo y convertirla en Secretaría General, un escalafón inferior dentro de la estructura ministerial, aunque seguirá dependiendo directamente del ministro del ramo y continuará Joan Mesquida en el nuevo cargo.

Link  (Hosteltur)

"Caça talentos: desafios e tendências "

Existe uma consciência cada vez maior por parte das empresas do seu capital intelectual. O maior valor das empresas são as pessoas e o seu conhecimento, a sua experiência, a sua capacidade de gerir, liderar e tomar decisões muitas vezes em tempo recorde. Perceber o que conduz ao sucesso é fundamental. Naturalmente que o talento, a perseverança e o esforço pessoal são fundamentais, mas estes por si só não chegam, é necessário que as empresas apostem no capital humano e reforcem estes comportamentos com inputs de motivação que venham a convergir com uma avaliação rigorosa que vá ao encontro dos objectivos da empresa, ter presente o papel a desempenhar na organização, elaboração de planos de formação e de desenvolvimento de competências à medida.

Patricia Peras
Partner da Bravemind
 

"Low costs lideram tráfego aéreo em Espanha"

"Nos primeiros seis meses de 2010, os aeroportos espanhóis receberam 25,5 milhões de passageiros, mais 0,9 por cento do que em período homólogo do ano passado. Destes, 13,9 milhões escolheram as companhias low cost para viajarem e 11,6 milhões as tradicionais, segundo dados revelados pelo Ministério da Indústria, Turismo e Comércio espanhol."


Link (Publituris)

"Espanha aprova 250 milhões de euros para ajudar turismo"

"O Conselho de Ministros espanhol aprovou hoje um conjunto de ajudas avaliado em 250 milhões de euros para melhorar as infra-estruturas turísticas e a promoção internacional de Espanha, onde o marketing desportivo terá um enfoque especial."

Link(Publituris)

"O radar que orienta o sistema aéreo tem 70 anos"

"O sistema de localização por satélite (GPS, na sigla em inglês) guia milhões de carros em todo o mundo. Mas, no ar, os aviões ainda são orientados por radares com tecnologias de há 70 anos."

Link (Ionline)

"Goldtrail administrator gives travel agents wrong advice"

"The administrator of failed Turkey specialist Goldtrail Holidays has performed a u-turn on advice to travel agents which told them to reimburse customers for holidays not yet taken."

Travel Weekly

" Pobres duas vezes" - Daniel Amaral

"O conceito de limiar da pobreza é relativo e convencional: corresponde a 60% da mediana do rendimento por adulto e era em 2008 de 414 euros por mês. Abaixo deste limiar, e como tal em risco de pobreza, estavam 1,9 milhões de pessoas, 17,9% do total."

Diário Económico

"S&P avisa que"rating" da Hungria pode passar para "lixo" "

"Depois da Moody’s, é a vez de agência de notação financeira Standard & Poor’s dizer que pode baixar o “rating” da Hungria."

Jornal de Negócios

"Testes de stress avaliaram desemprego próximo dos 13%"

"Os resultados dos testes de stress feitos aos bancos portugueses divulgados hoje pelo Banco de Portugal assentam em três cenários macro-económico: um de referência, um adverso e um adverso com choque adicional de risco soberano. veja aqui o que cada um deles assumiu."

Jornal de Negócios

"Bancos portugueses têm "um elevado grau de resistência" a uma crise"

"CGD, BCP, ESFG e BPI "revelaram um elevado grau de resistência ao cenário adverso", não sendo assim necessárias "medidas de recapitalização". A banca nacional passou assim, com distinção, os testes de stress."

Jornal de Negócios

Turismo Madeira - Síntese - Turistas Entrados, Dormidas, Proveitos Totais - 1976 - 2009

"Zoom Out - Portugal Visto de Fora"


(Expresso, Única, 3 Julho 2010)

"Os dois lados de Ricardo Salgado" - Camilo Lourenço

"Ricardo Salgado confirmou ontem, na Hora H deste jornal, porque é um dos melhores banqueiros portugueses."

Jornal de Negócios

"A Europa está a fazer tudo mal? - Mario I. Blejer Eduardo Levy Yeyati

"Os países da chamada “periferia” da Zona Euro (Grécia, Espanha, Portugal, Irlanda e talvez outros países) precisam de realizar ajustamentos complementares..."

Jornal de Negócios

quinta-feira, 22 de julho de 2010

"23 milhões de estrangeiros já visitaram Espanha este ano"

"A chegada de turistas estrangeiros a Espanha atingiu no primeiro semestre deste ano a cifra dos 23 milhões, o que significa menos 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram avançados peço Instituto de Estudos Turísticos do Ministério da Indústria, Turismo e Comércio espanhol.
Em Junho deste ano, a chegada de turistas internacionais aumentou 1,7%, superando os cinco milhões de viajantes, com subidas em todos os principais destinos."

Publituris

"Dublin delights displayed to 12m Brits"

"Tourism Ireland has launched a Dublin campaign in Britain as part of its biggest mid-year marketing drive in key overseas markets."

"Thomson urges customers to travel light"

"Thomson is calling on families flying on holiday to pack less luggage to help cut their carbon footprint."


"Goldtrail paid out £1.3m on day of collapse"

"Goldtrail Holidays paid out £1.3 million to six different airlines on the morning of the day it went under, administrators Begbies Traynor have revealed."

Travel Weekly

"A Europa não precisa de Merkel nem de Sarkozy" - Wolfgang Munchau

"Há seis meses pensava-se que Angela Merkel e Nicolas Sarkozy se manteriam no poder para sempre. De uma perspectiva macroeconómica, este pensamento era por demais deprimente visto a crise do euro ser, em grande medida, uma crise de fraca liderança."

Diário Económico

"Um caso Exemplar" - Inês Pedrosa


(Expresso, Única, 14 Julho 2010)

"O SuperArqueólogo"


(Expresso, Única, 3 Julho 2010)

A Fala do Índio


"Chiparopai, uma anciã iuma, evoca as transformações a que se viu confrontada em princípios do século XX."
A doença chegou convosco (o homem branco) e os nossos morreram às centenas. Onde está a nossa força?... Dantes éramos fortes. Costumávamos caçar e pescar. Cultivávamos e colhíamos o nosso milho e os nossos melões, comíamos favas. Agora tudo mudou. Comemos o sustento do homem branco e isso enfraquece-nos. Dantes, todos os dias, fosse verão ou inverno, íamos para as margens do rio para nos banharmos e isso fortificava-nos e enrijava-nos a pele. Mas os colonos brancos ficavam chocados por verem os índios nus e agora temos de nos afastar. Dantes, usávamos tangas e mantos de cascas e juncos. Durante toda a invernia trabalhávamos ao vento, de braços e pernas nus, e nunca ficávamos constipados. Agora, porém, quando o vento assopra lá do cimo das montanhas, põe-nos logo a tossir. É bem verdade – quando vós chegais, nós morremos. (pg. 135)

(In Teri C. McLuhan, 2000, “A Fala d Índio”,Lisboa: Artes Gráficas, Lda.)


Comparação: Receitas Internacionais de Turistas Mundo / Receitas de Turistas Madeira

Numa mera curiosidade com os dados que já foram conhecidos, de "olharmos" a taxa de variação do Turismo na Madeira, no âmbito do Turismo no Mundo:
 

 

Comparação: Chegadas Internacionais de Turistas Mundo / Chegada de Turistas Madeira

Numa mera curiosidade com os dados que já foram conhecidos, de "olharmos" a taxa de variação do Turismo na Madeira, no âmbito do Turismo no Mundo:

 
Link Estatistico



Comparação: Receitas Internacionais de Turistas Europa / Receitas de Turistas Madeira


Numa mera curiosidade com os dados que já foram conhecidos, de "olharmos" a taxa de variação do Turismo na Madeira, no âmbito do Turismo na Europa:

 
Link Estatistico


Comparação: Chegadas Internacionais de Turistas Europa / Chegada de Turistas Madeira


Numa mera curiosidade com os dados que já foram conhecidos, de "olharmos" a taxa de variação do Turismo na Madeira, no âmbito do Turismo na Europa:

 
Link Estatistico

Chegadas Internacionais Turistas versus Receitas Internacionais Turistas Mundo


Chegada Internacional Turistas Europa versus Receitas Internacionais Turistas Europa

 

Receitas Internacionais Turistas Mundo e Europa


Receitas Internacionais de Turistas Mundo


Receitas Internacionais Turistas Europa