Pesquisar neste blogue

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Abelhas batem computadores nos cálculos

"Segundo um estudo, o pequeno cérebro das abelhas consegue resolver problemas matemáticos complexos que fazem os computadores "deitar fumo".
As abelhas conseguem  estabelecer o percurso mais curto entre as flores onde pousam arbitrariamente, resolvendo de forma eficaz o "problema do caixeiro viajante", um dilema que os computadores podem demorar dias a resolver, dizem investigadores da Royal Holloway, Universidade de Londres.
O "problema do caixeiro viajante" consiste no processo matemático de determinar o circuito mais curto que é possível efectuar entre determinadas cidades de modo a que cada cidade seja visitada apenas uma vez.
"As abelhas resolvem este problema todos os dias. Visitam flores em múltiplos locais e, uma vez que despendem muita energia para voar, determinam rotas que lhes permitam voar o menos possível", diz Nigel Raine, da escola de biociências da Royal Holloway.
A experiência, feita com flores computorizadas, tinha como objectivo saber se os insectos seguem uma rota simples definida pela ordem em que pousam nas flores ou se tentam encontrar a trajectória mais curta. Depois de explorarem a localização das flores, as abelhas economizam tempo e energia, percorrendo a menor distância possível.
"Apesar dos pequenos cérebros, as abelhas são capazes de comportamentos extraordinários. Temos de compreender como conseguem resolver o problema do caixeiro viajante sem um computador", disse Raine."

Jornal de Notícias,  Link

Sem comentários:

Enviar um comentário