“Português eleito um dos mais criativos do mundo”, o título do texto da jornalista, Maria Barbosa, no Expresso de 7 Março de 2009, no 1º Caderno, página 27.
“Tudo começou com um simples telefonema. Do outro lado da linha, uma jornalista da revista norte-americana “Creativity” (www.creativity-online.com) estava interessada em conhecer o trabalho desenvolvido pelo português no site Visual Complexity (www.visualcomplexity.com). Duas semanas depois, Manuel Lima recebe novo telefonema, desta vez para lhe ser comunicado que fora nomeado uma das 50 personalidades mais influentes e criativas para 2009. “É uma honra”, diz Manuel, que define a prestigiada publicação como uma espécie de Santo Graal da área da publicidade, design e entretenimento, uma referência para criativos, produtores, realizadores, designers, fotógrafos ou ilustradores – o que explica a variedade de personalidades que fazem parte da lista, dos Radiohead a Paola Antonelli, curadora do MoMa, passando por David Axerod, estratega da campanha presidencial de Barack Obama. Sobre Manuel Lima, a “Creativity” afirma que “poderá tornar-se o Edward Tufte do século XXI”, o guru da visualização de informação, referindo-se ao trabalho que o açoriano desenvolve online.
O júri rendeu-se ainda ao facto de o site ser apenas o seu trabalho em part-time. Teresa lezzi, editora da revista, explica ao Expresso que o tema da visualização das redes complexas é “cada vez mais relevante para o nosso público-alvo”, e todos os anos a eleição procura “revelar personalidades que encontraram uma nova forma de olhar para o mundo e de resolver os seus problemas”.
Visualcomplexity.com
“O site é uma colecção de 600 projectos de visualização de redes complexas da autoria de vários criadores. Manuel Lima interpreta esta nova linguagem.”
“NYC Subway Map Redesign. O desafio de redesenhar o mapa da rede de metro de Nova Iorque, a mais complexa do mundo inteiro e com o maior número de estações (468), não intimidou Eddie Jabbour, director criativo na Kick Design. Em 2004, apresentou uma nova solução de design, de forma a simplificar a identificação das linhas e estações.”
“The Essence of Rabbit. Nenhuma personagem é tão invocada na arte ou no design como o coelho. O que o torna tão irresistível? A instituição Pictoplasma foi tentar responder à questão, recorrendo para isso a 500 designers, ilustradores e artistas, que enviaram várias versões de coelhos. Resultado: uma rede de 1500 personagens diferentes.”
“Twitter Friends Browser. É uma simples, prática e divertida visualização da rede social Twitter que permite ao utilizador percorrer todos os seus contactos. Basta clicar num dos seus usernames para ficar logo a conhecer a rede de contacto deles (friend-of-a-friend). Kris Temmerman, Neuro Productions, é o autor deste projecto, com data de 2008.”
Sem comentários:
Enviar um comentário